quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O Ministério da Cultura promoveu no período de 03 a 07 de setembro de 2010 a 1ª Reunião Técnica sobre Diversidade Cultural, com representantes dos 10 países da América do Sul membros do Mercosul Cultural. A reunião aconteceu em conjunto com o Encontro da Diversidade – Independência da Cultura. O evento aconteceu no bairro da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro e contou com a participação de representantes dos 10 países do Mercosul sobre a Diversidade Cultural.

O evento teve como proposta discutir e celebrar as identidades, a convivência harmônica com as diferenças, e o exercício da cidadania. A convivência harmônica entre as diferenças ainda se apresenta como um dos maiores desafios contemporâneos, tanto do ponto de vista político, quanto social e cultural. A diversidade cultural tem sido celebrada ultimamente, mas sua simples exposição não gera, automaticamente, o respeito pelo outro, e pode até mesmo acirrar conflitos pré-existentes e criar outros, novos e mais complexos. A visibilidade da diversidade cultural só será uma ferramenta importante para a construção de uma sociedade mais solidária e harmônica, se for associada à educação, à solidariedade, ao diálogo, ao entendimento e ao respeito à diferença.

Foram abordados os seguintes temas no Encontro: Diversidade Cultural e Políticas Públicas de Cultura do Mercosul; Diversidade Cultural e Educação; Diversidade Cultural e Direitos Humanos. O evento contou com a participação de grupos representantes das Culturas Populares, de Comunidades e Povos Tradicionais (Indígenas, Ciganos e Povos Tradicionais de Terreiro), de grupos etários e pesquisadores sobre o tema (infância, juventude e idosos), de movimentos sociais (pessoas com deficiência, luta antimanicomial e trabalhadores) e dos movimentos sociais de gênero (mulheres e LGBT).

A programação foi intensa durante o dia e a noite contou com várias apresentações de grupos artísticos representantes da diversidade cultural. A abertura do evento foi marcada por um grande cortejo nas ruas da Lapa com bonecos gigantes e a Cobra Grande, com 50m de comprimento, vindos de Olinda (PE), entre outros grupos. Grupos de todo o país estiveram presentes no Encontro da Diversidade.

O convite para participar desse encontro foi uma grande oportunidade de presenciar manifestações artísticas e culturais, falar do trabalho desenvolvido, discutir sobre os temas propostos, e ao mesmo tempo, conhecer as propostas políticas para a Diversidade Cultural.

Quem quiser conhecer um pouquinho das apresentações artísticas presentes no evento é só acessar a página: http://www.youtube.com/sidcultura

Um comentário: